Itabuna retoma obras da UPA-24 Horas
As obras de construção de duas importantes obras em execução pela Prefeitura de Itabuna nos bairros Fonseca e Califórnia foram retomadas nesta semana, depois de paralisadas temporariamente por questões envolvendo repasses do Governo Federal e dificuldades orçamentárias. A partir de agora entram em ritmo para que sejam concluídas.
A construtora responsável pelas obras de construção da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas), do tipo II, no bairro Fonseca, informa que pelo menos 15% do projeto já foi executado. Desde a segunda-feira que teve inicio a construção do segundo módulo onde funcionarão as salas de raios-X, eletrocardiografia, leitos de observação, consultórios médicos e a sala de estabilização.
Na primeira fase já foram concluídas a construção de paredes do primeiro módulo, onde vão funcionar salas da diretoria, alojamentos, central de gás, arquivo, almoxarifado, banheiros para funcionários, farmácia e laboratórios. O equipamento terá 12 leitos de observação, capacidade para atender diariamente 300 pacientes e ajudará a desafogar os prontos socorros dos hospitais.
Planejada para resolver mais de 90% das urgências e emergências, como pressão, febre alta, fraturas, cortes e até infarto e derrame, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Os pacientes já sairão da unidade com o diagnóstico sobre sua situação de saúde. A previsão é que a unidade seja inaugurada ainda no início do primeiro semestre de 2016. Com as obras já concluídas, a primeira UPA-24 Horas, construída pela Prefeitura, no Monte Cristo, terá capacidade para atender em regime de urgência e emergência 150 consultas diárias.
Superados obstáculos, as obras do Módulo Policial do Califórnia também foram retomadas pela Prefeitura. Desde a segunda-feira que operários estão executando a colocação de portas e janelas, piso cerâmico e instalando redes de energia elétrica e hidráulica na 2ª fase das obras que estão aceleradas, devem ser concluídas até o final do mês para entrar em funcionamento aumentando a segurança da população do bairro e do Nova Califórnia e dos condomínios residenciais Jardim América I e II.